NOTÍCIAS
Clipping – Jornal do Comércio – Moradores da Quinta do Portal e outras duas comunidades recebem título de propriedade dos imóveis
25 DE JANEIRO DE 2021
“Realização” é a palavra escolhida por Jairo Pereira para resumir o sentimento em ver a comunidade Quinta do Portal receber as primeiras matrículas do processo de regularização fundiária iniciado oito anos antes pela prefeitura de Porto Alegre.
Neste sábado, 23 de janeiro, 113 famílias receberam o título de propriedade dos terrenos. Mas a luta por reconhecimento vem de antes – tem mais de 20 anos, garante Pereira, que é presidente da Sociedade de Moradores Quinta do Portal.
Este loteamento será o maior trabalho de regularização realizado pela prefeitura de Porto Alegre – quando concluído o processo, serão 880 matrículas. O marco é atualmente do loteamento Mariante, vizinho na Lomba do Pinheiro, com 515 matrículas entregues entre 2017 e 2018.
A entrega parcial de hoje é uma oportunidade de “mostrar que o trabalho é sério” e facilitar o andamento das próximas fases, explica Simone Somensi, procuradora do Município e adjunta na Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária.
A Reurb-S – sigla para regularização fundiária urbana de interesse social, prevê resolução extrajudicial da regularização, tornando este um procedimento administrativo. Este é o caminho adotado em Porto Alegre para atender a demanda por titulação. Para encaminhar os processos, a prefeitura precisa reunir documentação dos moradores.
Somensi explica ainda que esse trabalho é feito somente em comunidades consolidadas – com população e serviços como água e luz já instalados. É o caso do Quinta do Portal: a formação da comunidade iniciou no fim dos anos 1980, conta Pereira.
Lá, alguns lotes em área de preservação permanente não estão na conta do que será regularizado. Essa é uma possibilidade da Reurb: pode ser fracionada, atendendo os lotes em condição de regularização e deixando os casos especiais para uma etapa posterior.
“A luta é antiga e hoje estamos realizando um sonho. Com esse trabalho a comunidade vai poder buscar crescimento em outras áreas”, destaca Pereira. As necessidades são variadas: melhorar a infraestrutura, qualificar a mobilidade e os espaços de lazer e ampliar serviços de educação e saúde. Parte já é demanda registrada no Orçamento Participativo, como um posto de saúde e mais uma creche.
Levar infraestrutura que caracteriza a urbanização da área aos loteamentos regularizados é uma condição para a Reurb-S. Esse movimento – quando primeiro se instala a moradia e depois o poder público leva o serviço – é característico das cidades brasileiras, aponta o prefeito Sebastião Melo (MDB), que são em grande parte resultado de um crescimento desordenado. “Regularização é mais que entrega de matrícula. É dar espaço melhor para se viver”, afirma o gestor.
Também neste sábado, dia 23, receberão matrículas 97 famílias da Vila Topázio (Bairro Vila Nova) e 17 famílias da Albion35 (bairro Ponta Grossa).
Fonte: Jornal do Comércio
Outras Notícias
Anoreg RS
Reportagem especial traz tudo o que é importante saber sobre testamento
28 de maio de 2026
Testamento é o documento que permite a uma pessoa registrar a própria vontade sobre como os seus...
Anoreg RS
DPE/RS realiza centenas de atendimentos em mutirão para regularização de imóveis da extinta Cohab
28 de maio de 2026
A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) realizou, nos dias 25 e 26 de maio, mais de 100...
Anoreg RS
Projeto Terra entrega 133 títulos de propriedade durante a Semana do Solo Seguro
28 de maio de 2026
Na Semana do Solo Seguro, o "Projeto Terra: Você é dono do seu imóvel?", realizado pela Corregedoria-Geral da...
Anoreg RS
Artigo – Direito civil digital, direito de família e das sucessões: Escrituras públicas digitais e e-notariado – Por Flávio Tartuce
27 de maio de 2026
Encerro, com o presente texto, uma série de artigos de análise de alguns impactos do Direito Civil Digital para o...
Anoreg RS
Artigo – Controle, transparência e segurança para contratos de créditos de carbono – Por Patricia André de Camargo Ferraz
27 de maio de 2026
CC - Créditos de carbono são instrumentos de enfrentamento da emergência climática. Estruturados em arranjo...